quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O homem mais feliz do mundo

Em um dia como outro, o filho mais velho( mais ou menos com seus 17 anos) entra na sala de estar apressado e de súbito dirige-se ao seu velho questionando-o:

- Bom dia Pai! Estive pensando sério e gostaria de saber quando é que vou poder ter meu próprio carro?

O pai um pouco surpreso com o novo interesse do filho refletiu um pouco e resolveu por retrucar a ele com uma outra pergunta:

- Bom meu filho, isso depende muito, já sabe o que vai querer fazer de sua vida quando terminar a escola?

Nesse momento o filho encolhido, com ar de quem já havia pensado nisso mas ainda estava indeciso respondeu timidamente:

- Bem, andei pensando em estudar letras ou pedagogia, gosto bastante de ler e acho importante trabalhar com algo como a educação, mas não sei, ainda estou um pouco confuso...

O pai com cara de assustado e esforçando por se conter e manter seu status de autoridade responde em ar de conselho:

- Bom meu filho, nesse caso é possível que demore um pouco para que você venha a ter seu carro, essas carreiras são complicadas, trabalha-se muito e ganha-se mal, acredito que não seja o caminho mais fácil.

O filho ainda aturdido com a notícia e meio que em tom de súplica pergunta então a seu mestre:

- Então por favor me diga meu pai, qual profissão devo seguir? Como posso ter meu carro, minha casa e uma vida feliz?

Sem pensar duas vezes o pai responde como se fosse sábio:

- É melhor que você curse administração e arrume emprego na direção de alguma grande empresa da área de serviços, ou então faça engenharia e consiga se encaixar em alguma montadora multinacional, dessa forma vai com certeza estar um passo mais próximo de seu carro.

- Além do mais, letras e pedagogia não são cursos para homens.

O menino ainda meio perdido, sem saber se contava ao pai sobre seu profundo ódio para com a matemática e sua novíssima atração por meninos, e muito preocupado com a idéia de manter seu sonho automotivo vivo respondeu então avidamente:

- Então está decidido meu pai! Vou estudar engenharia comprar meu carro, arrumar uma esposa bonita ter dois filhos lindos e ser o homem mais feliz do mundo!

E o pai sorriu aliviado enquanto observava seu filho escapulindo pela porta da sala pensando “Meu menino cresceu e está muito bem encaminhado, fui um ótimo pai”, levantou-se do sofá, fechou o jornal e seguiu para cozinha.

Nesse meio tempo o filho mais novo que observava tudo (mais ou menos dez anos) pensava decididamente enquanto brincava com seus aviões de brinquedo: “Pois eu vou ser piloto de avião, passar quarenta horas por semana viajando pelo mundo, trabalhando e vivendo as coisas que eu mais gosto e no máximo duas horas dentro de um carro estúpido só pra que me leve aonde eu quero”.

O filho mais novo ainda não estava bem encaminhado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário